: : BioMania - O melhor Portal Biológico da Internet : :

Menu
Downloads

Busca




Newsletter

Cadastre-se e recebe novidades do BioMania no seu e-mail!
Nome:

E-mail:



   Zoologia


PREÁ


De hábitos sociais bem marcados, o preá só abandona suas tocas à noite, em pequenos bandos, por trilhas que em geral já conhece. É arisco e evita os descampados nessas incursões noturnas em busca do capim novo e dos brotos e folhas de que se nutre.
Mamífero roedor da família dos cavídeos, a mesma do porquinho-da-índia, da paca e da capivara, o preá mais encontrado no Brasil (Cavia aperea) mede de 25 a 30cm. Tem pernas curtas, orelhas pequenas e nenhum vestígio de cauda. O pêlo, áspero, tende ao castanho e ao cinza-escuro, com fios pretos na ponta, castanhos na parte média e brancos junto à pele. As fêmeas procriam duas vezes por ano, de um a quatro filhotes, após um período de gestação de cerca de dois meses. Em bandos de 6 a 16 indivíduos, os preás vivem nas várzeas e beiradas de matas úmidas, onde fazem pequenas galerias nas moitas de capim.
Alguns roedores aparentados com o preá, e tão típicos da América do Sul quanto o C. aperea, estão classificados porém em outros gêneros. É o caso de Galea spixii, cavídeo que ocorre principalmente no Nordeste do Brasil e se distingue pelas manchas brancas que tem junto às orelhas. A espécie Dolichotis patagona, característica da Patagônia, tem porte bem mais avantajado e pode chegar a 75cm de comprimento. À família dos cavídeos pertence ainda o mocó ou rato-das-pedras (Kerodon rupestris), também maior que o preá, de pêlo cinzento, garganta branca e barriga amarelada.



ANEXOS
DOWNLOADS

Esse artigo possui
0
downloads anexos.

>> ACESSAR >>






[ Mandar esta matéria para um amigo ]
 
Disciplinas
Aeronáutica e astronáutica 
Anatomia Humana 
Artrópodes 
Astronomia 
Biofísica 
Biografias 
Bioquímica 
Botânica 
Citologia 
Dinâmicas 
Ecologia 
Embriologia 
Evolução 
Fisiologia 
Fisiologia Vegetal 
Frutas Comestiveis 
Genética 
Geografia Fisica 
Geologia 
Histologia 
Ictiologia 
Imunologia 
Invertebrados 
Meio Ambiente 
Microbiologia 
Patologias 
Reproduçao 
Taxonomia 
Vertebrados 
Zoologia 
 
© 1999/2014 - BioMania- Todos os direitos reservados