: : BioMania - O melhor Portal Biológico da Internet : :

Menu
Downloads

Busca




Newsletter

Cadastre-se e recebe novidades do BioMania no seu e-mail!
Nome:

E-mail:



   Geografia Fisica


MAR JÔNICO


O notável patrimônio cultural de cidades costeiras do mar Jônico, colonizadas por gregos, romanos, bizantinos e árabes, transformou o turismo num importante recurso econômico da região.
O mar Jônico é uma porção do Mediterrâneo compreendida entre o litoral da Grécia e da Albânia, a leste, a Sicília, a sudoeste, e a Itália, a oeste e noroeste. No sul, abre-se para o Mediterrâneo entre o cabo Passero, na Sicília, e o cabo Gallo, na península do Peloponeso. Comunica-se com o mar Tirreno, a oeste, pelo estreito de Messina; com o Adriático pelo estreito de Otranto; e com o mar Egeu pelo canal de Corinto, aberto em 1893. No sul da costa grega, está localizada a profundidade máxima do Mediterrâneo: 4.600m.
Tanto o litoral grego como o italiano são muito recortados. Na Itália, situam-se os golfos de Catânia, Squillace e Tarento, e, na Grécia, os de Arta, Patras e Corinto. Ao longo da costa oriental, mais escarpada e acidentada que a ocidental, estendem-se as ilhas Jônicas, entre as quais destacam-se Corfu, Leucas, Ítaca, Cefalônia, Zante, Paxos e Cérigo, cujos habitantes dedicam-se principalmente à agricultura (uvas, olivas e frutas cítricas) e à pesca. Os principais portos são os de Siracusa e Catânia (ambos na Sicília), Tarento (Itália), Kérkira (em Corfu) e Patras (Grécia).



ANEXOS
DOWNLOADS

Esse artigo possui
0
downloads anexos.

>> ACESSAR >>






[ Mandar esta matéria para um amigo ]
 
Disciplinas
Aeronáutica e astronáutica 
Anatomia Humana 
Artrópodes 
Astronomia 
Biofísica 
Biografias 
Bioquímica 
Botânica 
Citologia 
Dinâmicas 
Ecologia 
Embriologia 
Evolução 
Fisiologia 
Fisiologia Vegetal 
Frutas Comestiveis 
Genética 
Geografia Fisica 
Geologia 
Histologia 
Ictiologia 
Imunologia 
Invertebrados 
Meio Ambiente 
Microbiologia 
Patologias 
Reproduçao 
Taxonomia 
Vertebrados 
Zoologia 
 
© 1999/2014 - BioMania- Todos os direitos reservados