Mar Jônico - BioMania
Atividades Práticas em sala de aula!!
Clique aqui e saiba mais

Menu
Busca



INFORMATIVO
DVD Atividades práticas em sala de aula - Biologia e Ciências.
Deixe suas aulas mais divertidas e interessantes.
Chega de teoria, com práticas simples seu aluno aprenderá muito mais.
De R$ 49,90 por apenas
R$ 8,90.
Unidades Limitadas.
Clique aqui e saiba mais

   Geografia Fisica


MAR JÔNICO


O notável patrimônio cultural de cidades costeiras do mar Jônico, colonizadas por gregos, romanos, bizantinos e árabes, transformou o turismo num importante recurso econômico da região.
O mar Jônico é uma porção do Mediterrâneo compreendida entre o litoral da Grécia e da Albânia, a leste, a Sicília, a sudoeste, e a Itália, a oeste e noroeste. No sul, abre-se para o Mediterrâneo entre o cabo Passero, na Sicília, e o cabo Gallo, na península do Peloponeso. Comunica-se com o mar Tirreno, a oeste, pelo estreito de Messina; com o Adriático pelo estreito de Otranto; e com o mar Egeu pelo canal de Corinto, aberto em 1893. No sul da costa grega, está localizada a profundidade máxima do Mediterrâneo: 4.600m.
Tanto o litoral grego como o italiano são muito recortados. Na Itália, situam-se os golfos de Catânia, Squillace e Tarento, e, na Grécia, os de Arta, Patras e Corinto. Ao longo da costa oriental, mais escarpada e acidentada que a ocidental, estendem-se as ilhas Jônicas, entre as quais destacam-se Corfu, Leucas, Ítaca, Cefalônia, Zante, Paxos e Cérigo, cujos habitantes dedicam-se principalmente à agricultura (uvas, olivas e frutas cítricas) e à pesca. Os principais portos são os de Siracusa e Catânia (ambos na Sicília), Tarento (Itália), Kérkira (em Corfu) e Patras (Grécia).