Gigante USA - TelexFree
Venha fazer parte da maior equipe TelexFree dos Estados Unidos
www.giganteusa.net - Vai deixar a oportunidade passar deste vez?


Menu
Downloads

Busca




Newsletter

Cadastre-se e recebe novidades do BioMania no seu e-mail!
Nome:

E-mail:



   Biografias


CARL FRIEDRICH GAUSS


Como expressões do reconhecimento de suas importantes contribuições para a física e a matemática modernas, o alemão Gauss, matemático, físico e astrônomo, teve seu nome utilizado para designar uma unidade de medida magnética e uma conhecida lei de probabilidade, definida graficamente por meio da chamada curva de Gauss.
Johann Friedrich Carl Gauss nasceu em Braunschweig em 30 de abril de 1777. Filho de camponeses pobres,  encontrou apoio da mãe e de um tio para estudar, apesar da objeção paterna. É um dos casos mais espantosos de precocidade na história da matemática, contando-se que já aos três anos de idade era capaz de efetuar algumas operações aritméticas.
Aos dez anos, Gauss iniciou seus estudos regulares de matemática, surpreendendo os professores pela facilidade com que realizava complicadas operações e com que aprendia línguas. Em 1792 ingressou no Collegium Carolinum, onde permaneceu por três anos e estudou as obras mais notáveis de Euler, Lagrange e Newton. É nessa fase que Gauss principiou suas pesquisas sobre a aritmética superior, que o imortalizaram com o título de "príncipe da matemática". Em 1799 doutorou-se pela Universidade de Helmstedt, com uma tese cujo tema era uma prova do teorema fundamental da álgebra, segundo o qual toda equação algébrica com coeficientes complexos tem soluções complexas. Além disso, Gauss habilmente formulou e provou esse teorema sem recurso a números complexos.
Nomeado em 1807 professor de astronomia e diretor do observatório da Universidade de Göttingen, ampliou seu interesse pela resolução de problemas astronômicos. Seus cálculos a respeito da mecânica celeste resultaram no desenvolvimento de um novo método para a determinação da órbita dos asteróides. Em 1812, Gauss publicou seu famoso algoritmo dos mínimos quadrados, aplicado na resolução das distribuições de probabilidade nos campos da mecânica, estatística e economia, e na abordagem da forma das superfícies curvas mediante expressões matemáticas, o que lhe permitiu determinar pela primeira vez o tamanho e forma aproximados da Terra.
Os trabalhos de Gauss estenderam-se também à física, principalmente nos setores da óptica e do magnetismo. Dotado de grande habilidade manual, construiu e aperfeiçoou instrumentos de medição da luz e das distâncias astronômicas. Deve-se-lhe, ainda, a invenção do telégrafo elétrico e do magnetômetro. Gauss foi conselheiro científico, de 1821 a 1848, dos governos de Hannover e da Dinamarca, e desenvolveu minuciosos estudos de geodésia, que o levaram a examinar, em toda a sua generalidade, problemas relativos às superfícies curvas e à questão da representação conforme.
Aos 68 anos, Gauss aprendeu russo, que chegou a dominar com perfeição. Nessa época, a maior parte de seu tempo era absorvida pela política internacional e pela matemática, que foi sempre seu passatempo preferido. Entre suas obras principais, a maioria publicada postumamente, devem-se lembrar as Disquisitiones arithmeticae (1798; Discussões aritméticas) e Theoria motus corporum coelestium (1809; Teoria do movimento dos corpos celestes). Gauss morreu em Göttingen em 23 de fevereiro de 1855.



ANEXOS
DOWNLOADS

Esse artigo possui
0
downloads anexos.

>> ACESSAR >>






[ Mandar esta matéria para um amigo ]
 
Disciplinas
Aeronáutica e astronáutica 
Anatomia Humana 
Artrópodes 
Astronomia 
Biofísica 
Biografias 
Bioquímica 
Botânica 
Citologia 
Dinâmicas 
Ecologia 
Embriologia 
Evolução 
Fisiologia 
Fisiologia Vegetal 
Frutas Comestiveis 
Genética 
Geografia Fisica 
Geologia 
Histologia 
Ictiologia 
Imunologia 
Invertebrados 
Microbiologia 
Patologias 
Reproduçao 
Taxonomia 
Vertebrados 
Zoologia 
 
© 1999/2014 - BioMania- Todos os direitos reservados