O melhor portal biológico da internet!

Micuim
 Artrópodes


Quando a seca é mais intensa no campo, antes das chuvas que anunciam a primavera, os micuins infestam as moitas e capinzais esturricados. São tão pequenos, vivem tão aglomerados e movem-se com tal ligeireza, que basta alguém esbarrar em um galho ou folha onde estejam para que saia com o corpo cheio de micuins, que provocam terrível coceira com suas picadas.
Em sentido amplo, o nome micuim aplica-se indistintamente a larvas de numerosos carrapatos, como os do gênero Amblyomma, que parasitam o homem e diversos animais. Em sentido restrito, refere-se a um minúsculo carrapato da família dos trombidídeos, de coloração amarelo-avermelhada, que parasita os vertebrados terrestres. Chama-se micuim no Norte e Nordeste, e bicho-colorado no Sul do país.
A distinção entre as formas é impraticável para os leigos, mas o incômodo que ocasionam é o mesmo, e só pode ser minorado com a completa remoção dos micuins que grudam na pele. Uma vez localizados, uma boa providência é despejar álcool sobre eles antes de catá-los a unha, para forçá-los a se desprenderem. Se ficarem fragmentos na pele, sobretudo no caso de pessoas alérgicas, o local pode inflamar e dar origem a graves irritações cutâneas.
ne-sicuro/ >levitra online s