O melhor portal biológico da internet!

Ecologia
 Ecologia


1. Níveis de Organização em Ecologia

O estudo da ecologia inicia-se com os níveis de organização; desde população até biosfera, onde alguns conceitos básicos devem ser fixados.

 

 

Na figura a seguir podemos observar um exemplo de ecossistema, onde ocorre troca de matéria e energia da comunidade biológica, isto é, produtores, consumidores e decompositores, com o ambiente. Um ecossistema verdadeiro deve ser uma entidade auto-suficiente ou independente, mantendo-se sem a interferência do homem.

Esquema generalizado do fluxo de energia e ciclo da matéria nos ecossistemas.

 

2. Cadeia e teia Alimentar

A cadeia alimentar representa as relações alimentares entre os seres vivos de certa comunidade biológica, envolvendo os níveis tróficos do produtor, consumidor e do decompositor.

A teia ou rede alimentar é o conjunto de cadeias alimentares, ou todos os possíveis caminhos seguidos pela matéria e energia num ecossistema.

3. Pirâmides Ecológicas

As cadeias alimentares podem ser representadas por pirâmides que representarão conceitos de energia, biomassa e número de indivíduos em cada nível trófico. As figuras a seguir ilustram exemplos de pirâmides ecológicas.

4. Ciclos Biogeoquímicos

A reciclagem da matéria nos ecossistemas, depende essencialmente da ação dos decompositores, que atuam sobre os corpos de animais e vegetais que morrem.

Enquanto que a energia apresenta um fluxo unidirecional nos ecossistemas, a matéria tem um fluxo cíclico com a participação de elementos biológicos, geológicos e químicos.

Os elementos biológicos estão representados pelos produtores, consumidores e decompositores.

Os elementos geológicos estão representados pela atmosfera (ar), hidrosfera (água) e litosfera (solo).

Os elementos ou compostos químicos que serão estudados são os gases oxigênio, água, gás carbônico e nitrogênio.

As figuras a seguir ilustram os ciclos do oxigênio, da água, do carbono e do nitrogênio na natureza, onde podem ser observadas as fontes dos elementos, como entram nas cadeias alimentares e como são devolvidos à natureza.

 

A - Ciclo do Oxigênio

 

B - Ciclo do Carbono

 

C - Ciclo do Carbono

D - Ciclo da Água

 

Podemos notar que os ciclos biogeoquímicos dependem da atividade dos seres vivos como produtores, consumidores e decompositores, sendo estes últimos responsáveis pela reciclagem da matéria nos ecossistemas, possibilitando a continuidade da vida no sentido do reaproveitamento dos nutrientes que são devolvidos ao solo, à água e ao ar.

Download Gratuito

300 Atividades Práticas em Sala de Aula - Biologia e Ciências

Suas aulas mais divertidas e proveitosas. São 300 atividades práticas em sala de aula de Ciências e Biologia.